Yoga – IYENGAR

Yoga – IYENGAR

Data: 21 de junho de 2020

“A finalidade da Yoga, assim compreenderam os sábios, é satisfazer todas as necessidades humanas num todo abrangente e inconsútil. Seu objetivo é nada menos que alcançar a integridade da unidade – unidade conosco e, consequentemente, com tudo que está além de nós. Assim nos tornamos o microcosmo harmonioso no macrocosmo universal. A unidade, que costumo chamar de integração, é o alicerce da totalidade, da paz interior e da liberdade suprema.
A Yoga nos permite redescobrir o sentido de totalidade, e então nos libertamos da sensação de estar constantemente tentando encaixar peças quebradas. Permite-nos encontrar dentro de nós a paz que não se deixa perturbar nem atormentar pelas incessantes tensões da batalha da vida. Permite-nos encontrar um novo tipo de liberdade, que muitos talvez nem saibam que existe. Para um Yogue, liberdade significa não ser atingido pelas dualidades da vida, por seus altos e baixos, seus prazeres e sofrimentos. Significa a equanimidade e, fundamentalmente, a descoberta de que existe, em cada pessoa, um núcleo interno sereno, sempre em contato com o infinito eterno e imutável.
Qualquer pessoa pode embarcar na jornada interior. Assim como as plantas buscam luz do sol, a vida busca a plenitude. O universo não criou a vida na expectativa de que o fracasso da maioria servisse de patamar par o sucesso de poucos. No terreno espiritual, pelo menos, vivemos numa democracia, numa sociedade de oportunidades iguais. (B. K. S. Iyengar)