Terapias Quânticas

Terapias Quânticas

Data: 22 de julho de 2019

TERAPIAS QUÂNTICAS: CUIDANDO DO SER INTEIRO

Terapia Integrativa, eis duas palavras que brotam do paradigma emergente, que é transdisciplinar e holístico.

Terapia é uma ciência e a arte do cuidado. Sobretudo, cuidar da saúde, pois é a partir daquilo que está saudável em nós que é colocada em ação uma dinâmica curativa. Trata-se de facilitar um estado crônico de saúde, que possa constituir um substrato fundamental para o processo evolutivo, rumo a uma plenitude possível.

Saber cuidar é ser capaz de escutar e de interpretar. Todo sintoma tem um valor de mensagem que precisa ser devidamente desvelada, como denúncia de alguma contradição ou desvio. Por esta razão, na tradição egípcia das primeiras dinastias, o abutre era considerado um pássaro sagrado. Pois, quando estamos no deserto e esta ave aparece no céu acima de nossas cabeças, anuncia que nos desviamos de nossos caminhos…e que ela aguarda a refeição! É o momento de consultarmos os mapas e a bússola, buscando extrair o sentido do sintoma, para uma tarefa de reorientação e reconexão com a dinâmica da Vida.

Uma ética da benção é inerente a uma autêntica via terapêutica holística. Abençoar é bem olhar e bem dizer. É jamais reduzir o outro a um rótulo, ao seu sintoma. É ser capaz de olhar para o outro como um ícone, o visível que indica o invisível, o finito que aponta para o infinito. O olhar é estruturante: nós nos tornamos aquilo para o qual olhamos. Se olharmos apenas para o disfuncional na outra pessoa, será isto que estaremos nele estruturando, o mesmo se passando conosco.

Abençoar é reconhecer uma dimensão essencial em si e no outro, um Absoluto Essencial, que representa a solução vertical para os nossos problemas existenciais. É inclinar-se perante o outro, na solução que é típica do Oriente, reconhecendo o seu valor intrínseco de Ser Humano, um sacerdote da Criação onde o próprio Universo pode aprender a se ver, a se conhecer, a se saber e a amar, como indica Teilhard de Chardin.

Integração é a tarefa terapêutica por excelência . Toda patologia denota estagnação e desintegração. Cura e individuação, portanto, é sempre um fluxo integrativo crescente, aliando os diversos componentes do ser humano: o somático ao psíquico e ao noético, dimensões que são atravessadas pelo Grande Sopro da Vida.”

Roberto Crema (parte do prefácio do livro Terapias Quânticas – cuidando do ser inteiro)

Categorias: