Da relação Amorosa de Deus-Pai para com os Homens

Da relação Amorosa de Deus-Pai para com os Homens

Data: 7 de julho de 2019

Da Relação Amorosa de Deus-Pai para com os Homens”

“Vai procurar este povo e dize-lhe: em vão escutareis, não compreendereis; em vão olhareis, não vereis. O coração desse povo se endureceu; taparam os ouvidos, fecharam os olhos; para que os olhos não vejam e os ouvidos não ouçam, e o coração não compreenda, e não se convertam. Eu tê-los ia curado” (Is 6, 9s).

A essência de Deus é Amor. De sua plenitude (1), o Amor se multiplica, se difunde e se espalha na promoção do ente amado, de todos aqueles que Ele toca (2).

De sua imagem e semelhança, os Pais também se desdobram para atender às necessidades dos filhos, procurando se antecipar e oferecer o que de melhor lhes estiver ao alcance, durante as diferentes etapas da vida, desde a gestação, o amamentar, a preparação para a vida adulta, e mais tarde, o zelo e dedicação àqueles que chegarem nas gerações futuras. Portanto, antes mesmo que os filhos lhes peçam, os Pais, procuram lhes atender as necessidades, provendo-os amorosamente (3).

No entanto, isso não significa que este melhor a oferecer será percebido pelos descendentes como o melhor, pois depende de suas concepções de mundo e vida, e na concepção destes, o que eles julgam necessitar, muitas vezes, e, frequentemente, diverge daquilo que lhes seria oferecido (EXE). Afinal, a liberdade de escolha, em nome do amor, deve ser respeitada. É justo que cada um faça o seu caminho e descubra suas próprias necessidades, pagando assim o preço e recebendo a recompensa da maturidade.

Assim como a criança, o adolescente, o adulto, que vão, pouco a pouco, reconhecendo na relação temporal com os Pais, o plano de Amor destes, engendrado e concebido, antes mesmo que os filhos existissem e viessem a se dar conta desse Amor, que lhes cerca, envolve e promove. Numa dimensão filial ainda mais profunda, se situa o Amor Supremo (4).

O que então dizer da relação filial com o Amor Supremo, Deus-Pai? (5). Não será um embate fácil. O confronto do meu Eu com o Eu Supremo, exige revisão de conceitos, estes calcados nas experiências reais da vida que me porta e me trouxe ao presente. Quanto mais desarmado estiver, mais chances terá a Graça de atuar, plasmando-me à imagem de um Homem Novo (6). Nisso consiste o dilema de Adão!!. Há que se romper a barreira da zona do conforto!! (7).

Somente a revelação poderá ir escancarando, pouco a pouco, a porta que conduz ao discernimento deste mistério (8, 9).

Ciente da cegueira espiritual que nos caracteriza, o Amor Supremo se antecipa e se oferece (10), despejando graça sobre graça sobre nossos corações e mentes, nos iluminando com sua luz (11, 12), e, portanto, apagando, aos poucos, nossa obscuridade (8).

Neste estágio, mais que ser, carece deixar-se ser (13, 14). É, de fato, um nascer de novo. Uma transição entre o mundo de tudo aquilo que me constitui, e o domínio do universo espiritual onde reina o Amor Supremo. Uma experiência que só é possível se impulsionada pela Graça Divina e acolhida pelo coração (8, 15). É também, portanto, um ato de fé. Só o Amor, torna “aparente loucura”, no nascimento de um Novo SER (16). Este tende, por sua vez, e cada vez mais, pulsar junto ao coração do Supremo Amor e, nessa fusão, passam a constituir a unidade no Amor. A face sagrada do SER, do Eu autêntico, então se desvela. Sim, a alegria do amor é que ele nos torna HUM (4, 17).

Todos aqueles que viveram a experiência profundamente humana do amar, conhecem a ressignificação que o Amor imprimiu e imprime em suas vidas. Uma amalgama do soma e da alma, que se entrelaça nas fibras do coração uníssono.

Guardadas as devidas proporções, assim também, é o significado do Amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que dada a intensidade, se fusiona em um só Ser, e nisto constitui o mistério da Trindade, que nos conclama a compartilhar e viver a esta imagem e semelhança.

Para a Glória de Deus-Pai!

Que a alma cresça, o coração transborde e o espírito se liberte”.

Cláudio Antônio Bonjardim

Citações:

1 – “a plenitude daquele que plenifica tudo em todos”- Ef 1, 23.

2 – “para que tenham vida e a tenham em abundância”- Jo 10, 10.

3 – “Vosso Pai sabe o que vos é necessário antes mesmo que vós lho peçais”- Mt 6, 8.

4 – “Eu lhes dei a Glória que me deste para que sejam Um, como nós somos Um: Eu neles e Tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e para que o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como Tu me amaste”- Jo 17, 22s”.

5 – “E porque sois filhos, Deus enviou em nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama Abba, Pai”- Gl 4, 6.

6 – “Vós vos desvestistes do homem velho ..e vos revestistes do novo, que se renova para o conhecimento segundo a imagem do seu criador”- Col 3, 9s.

7 – “Saulo, contudo, respirando ainda ameaças e morticínios contra os discípulos do Senhor, foi procurar o Sumo Sacerdote e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse alguns adeptos do Caminho, homens ou mulheres, ele os trouxesse agrilhoados para Jerusalém. Caminhava e aproximava-se de Damasco, quando de repente uma luz vinda do céu o envolveu em claridade. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. “Quem és tu, Senhor?”, perguntou ele. “Eu sou Jesus, a quem persegues. Mas levanta-te, entra na cidade, e ser-te-á dito o que deves fazer”…. Saulo levantou-se do chão, e, embora tivesse os olhos abertos, não enxergava…..”Este homem é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome entre os gentios….” – At 9, 1-15.

8 – “Porquanto Deus disse: “Do meio das trevas brilhe a luz!”. Foi Ele mesmo quem reluziu em nossos corações, para brilhar o conhecimento da sua glória, que resplandece na face de Cristo”- 2 Cor 4, 6.

9 – “Que o Deus de NSJC, o Pai da Glória, vos dê um espírito de sabedoria e revelação, para que possam realmente conhecê-lo, que ilumine os olhos dos vossos corações para que possam compreender qual a esperança que seu chamado encerra”- Ef 1, 17s.

10 – “Como está escrito nos Profetas: E todos serão ensinados por Deus. Quem escuta os ensinamentos do Pai e dele aprende vem a mim”- Jo 6, 45.

11 – “A luz verdadeira que vindo ao mundo, ilumina todo homem”- Jo 1, 9.

12 – “Vós vos desvestistes do homem velho ..e  vos revestistes do novo, que se renova para o conhecimento segundo a imagem do seu criador”- Col 3, 9s.

13 – “Bem-aventurados os pobres em espírito”- Mt 5, 3.

14 – “Faça-se em mim segundo a tua palavra”-. Lc 1, 38.

15 – “Se alguém me ama, guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos nossa morada”- Jo, 14, 23.

16 – “Fostes ensinados a remover o homem velho…. e a renovar-vos pela transformação espiritual da vossa mente, e revestir-vos do Homem Novo, criado segundo Deus, na justiça e santidade da verdade”- Ef 4, 22-24.

17 – “Assim tereis condição para compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que sejais plenificados com toda plenitude de Deus”- Ef 3, 18s.

(Claudio A. Bonjardim)

Categorias: