Ayurveda

Ayurveda

Data: 21 de junho de 2019

“Toda doença é saudade do lar” (Ditado indiano)

“Medicina tradicional e natural da Índia, a Ayurveda data de mais de cinco mil anos e hoje é reconhecida mundialmente por sua profunda sabedoria e amplos poderes de cura. Enfatizando a conexão total entre corpo, mente e espírito, é um dos sistemas mais completos não somente de tratamento, mas também de prevenção de doenças e promoção da saúde perfeita.

Atualmente, existem centros ayurvédicos em cidades e países de destaque na cena internacional, e a tendência é que essa expansão continue, pois a visão do ser humano sobre nossas necessidades em relação à saúde está mudando de acordo com a era ecológica – do antigo enfoque de tratar crises agudas, passamos para o de lidar com doenças crônicas e melhorar a maneira como vivemos, sentimos e pensamos. Isso significa que a Ayurveda não é apenas a medicina de um passado longínquo, mas também a de um futuro promissor. Não vale somente para a Índia, mas para toda a humanidade, já que todas as pessoas querem se sentir melhor, ser mais felizes e viver a vida com maior consciência.

A Ayurveda é o aspecto médico do vasto sistema espiritual do yoga e se integra perfeitamente com o estilo de vida e o padrão mental dessa filosofia. Ambos enfatizam a consciência como o fator mais importante para a saúde e a felicidade e têm em comum a metodologia de paz, não – violência, equilíbrio interior e do viver em harmonia com a natureza e o Espírito.

De acordo com a tradição, a Ayurveda é a ciência védica para a cura do corpo e da mente, enquanto o yoga é a ciência védica para a libertação do espírito e a união com o divino. A Ayurveda oferece um sistema integral de medicina yóguica através do qual as ferramentas do yoga – dos ásanas à meditação – podem ser usadas da maneira mais eficaz possível para evitar a dor e melhorar nossas funções em todos os níveis. Daí esse sistema de prevenção e cura ser extremamente importante para todos os praticantes de yoga, em especial para professores e terapeutas dessa prática. Por meio da Ayurveda, podemos usar todos os potenciais curativos do yoga de maneira espiritual e natural.

É na natureza e na força cósmica da vida que a Ayurveda busca a cura para nós, e não só nas drogas químicas ou nas intervenções cirúrgicas. Ela nos oferece métodos orgânicos de tratamento por meio de ervas, dieta, massagem , aromaterapia e purificação interna. Inclui métodos terapêuticos e protocolos específicos para todos os tipos de doenças, desde um resfriado comum até doenças digestivas, do coração, artrite e câncer – tudo o que interessa a medicina.

A Ayurveda compreende ainda uma dimensão psicológica, nos ensinando a equilibrar energias emocionais de forma duradoura. Mostra-nos como lidar com estresse, insônia, ansiedade e depressão, sempre com métodos naturais e espirituais, incluindo pranayamas ( exercícios respiratórios), mantras (sons de poder) e meditação. Em âmbito espiritual, a Ayurveda mostra como ir além do sofrimento humano por meio do contato com a essência divina que existe em nossos corações. Talvez nenhum outro sistema de medicina atual abranja todos esses níveis do nosso ser, proporcionando harmonia interior e exterior para nos curar e curar o ambiente em que vivemos.

Mas a Ayurveda não se limita a ser um sistema para tratar doenças especificas, pois ela abrange também normas para formatar um estilo de vida que nos ensina a viver mais, melhor, com mais saúde, vitalidade e entusiasmo. A parte de rejuvenescimento da Ayurveda ajuda-nos ainda a dispor de mais energia à medida que envelhecemos e pode nos livrar de internações hospitalares, que não apenas são caras como nos expõem a mais doenças.

Um dos fatores mais importantes e característicos da pratica da Ayurveda é sua classificação dos seres humanos em diferentes tipos de constituição. Ela não encara os indivíduos como iguais em termos de constituição e nem considera que dietas e remédios possam ser bons para todos. Ao contrario, ensina que cada pessoa é diferente. O tamanho, a forma, o peso do corpo, os padrões de digestão, a circulação e a respiração, os hábitos de exercícios, o trabalho e a expressãoconferem a cada um de nós um padrão único de energia, que precisamos aprender a harmonizar e equilibrar de um modo particular e em conformidade com nosso ambiente e nossa atividade. Nossa mente também é diferente em interesses e inclinações, em poder de inteligência e flutuações emocionais, exigindo abordagem igualmente individualizada para que possa desabrochar completamente.

Essas diferenças entre pessoas seguem as forças da natureza e se apresentam em diversos tipos energéticos, dos quais são predominantes Vata, Pitta e Kapha – ou seja, os tipos do ar, do fogo e da água. Os três tipos básicos podem chegar a até dez tipos diferentes, dependendo dos graus e das combinações dos elementos.

Através desses tipos mente – corpo, a Ayurveda nos oferece muitas ferramentas de autocura, ensinando a adaptar nossa dieta, nossos exercícios e expressões para melhorar nossa energia e nosso karma. O objetivo é que possamos assumir o controle de nossa saúde e bem – estar, e não permanecer dependentes de especialistas e procedimentos hospitalares caros para nos sentir seguros. (David Frawley – texto do prefácio do livro: AYURVEDA a cultura de bem viver – de Márcia de Luca e Lúcia Barros)

Significado da Ayurveda

“Ayurveda significa conhecimento da vida, é a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência.

A Terapia Ayurvéduca é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

O ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas.

Os Doshas são chamados Vata, Pitta e Kapha (em sânscrito) e correspondem, respectivamente, aos elementos éter e ar, fogo e água e água e terra, atuando no complexo mente-corpo.

  • Espaço e Ar = Vata
  • Fogo e água = Pitta
  • Água e Terra = Kapha.

Vata possui o elemento AR predominante, Pitta onde o elemento FOGO é o principal e KAPHA caracterizado pelo elemento ÀGUA.

VATA é como o vento ou o ar em movimento, é seco, leve, sutil e agitado. PITTA é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. KAPHA é como a água: úmido, frio, pesado.

Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características, descritas acima, indica um desequilíbrio do DOSHA (humor biológico) correspondente o que gera alterações patológicas no corpo físico.

VATA em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteiras, colite, formação de gases e reumatismo.

PITTA em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações.

KAPHA alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrio, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.”

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