AHIMSA

AHIMSA

Data: 26 de janeiro de 2020

AHIMSA

“AHIMSA –Esta palavra deve ser compreendida mais genericamente por “não violência”. O que significa esse termo? Podemos responder do seguinte modo: somo violentos quando agredimos fisicamente uma pessoa. Somos violentos quando pensamos mal sobre um ser humano, de modo intenso ou não. Somos violentos quando caluniamos pessoas. Somos violentos quando privamos uma pessoa de suas alegrias, quando persuadimos pessoas a pensar mal de outra, deslocando-a ou separando-a do nosso convívio. Somos violentos quando fazemos alguém sentir culpa, pesar, apenas para faze-la sofrer a sensação do mal-estar causado pela culpa, pelo remorso. Somos violentos quando cassamos a palavra de alguém, por autoritarismo ou por achar que essa pessoa não diz coisas importantes e que, portanto, não merece ser ouvida, pois, importante é o que temos a dizer. Somos violentos quando difundimos o medo e a insegurança, quando disseminamos a dúvida, a discórdia. Somos violentos quando impedimos o crescimento pessoal e psicológico das pessoas. Somos violentos quando nos omitimos de ajudar. Somos violentos quando não temos capacidade de dominar nossa ira. Somos violentos quando não temos compaixão, quando somos insensíveis à dor do próximo. Somos violentos quando queremos submeter a consciência de pessoas, quando queremos dominar seres humanos, dirigir mente. Somos violentos quando não respeitamos velhos, mulheres e crianças. Somos violentos quando sentimos desprezo ou inferiorizamos alguém. Somos violentos quando não respeitamos a cultura e as tradições de um povo ou de uma pessoa. Somos violentos quando desrespeitamos as pessoas por pertencerem a outra condição social.

Uma forma de violência especial é aquela que praticamos contra nós mesmos, principalmente quando temos consciência do erro e o praticamos, de modo sorrateiro ou ostensivo. Há mil modos de praticarmos a violência.

Ahimsa significa ser pacífico, ter bom coração, ter compaixão. A prática da não violência é o melhor modo de diminuir e anular o sentimento de culpa. O medo e a ansiedade quase sempre decorrem da violência que praticamos. A pratica de ahimsa nos protege das nossas atitudes autodestrutivas. Os textos da Yoga dizem que a simples presença de uma pessoa não violenta diminui a tendência à violência em todo o ambiente onde ela se encontra.”      (Acharya Kalyama)

 

“Nenhum poder sobre a terra pode fazer com que dois inimigos entrem em combate na presença daquele que, firmado na não violência sutil, não faz mal a ninguém”.

Abraços de coração para coração

Angela Campelo

Categorias: