Vibhuti

Vibhuti

Data: 5 de março de 2019

“O vibuhuti é o mais precioso objeto no plano espiritual.”

Sai Baba
“Vibhuti significa “Expressão da Glória de Deus”. No Bhagavad Gita ( uma das Sagradas Escrituras Hindus), Krisnna (encarnação Divina), depois de dar a Arjuna, uma visão Sua, na forma de Vontade Universal que impulsiona toda a criação, disse: “Arjuna! Tudo isto só é uma fração do Meu Vibhuti. Meu Vibhuti é infinito.”

Vibhuti significa poder, esplendor, glória e majestade.

Brahman (Deus) é o Nitya Vibhuti descrito com seis características: Eterno, Indescritível, incomensurável, incontaminado por associação ou impacto. Não afetado por diminuição ou limitação. Não enfocado ou abordado por outra coisa. Incomparável, igual só a Si mesmo.

O Vibhuti é esse pó esbranquiçado como cinza, suave ao tato, com um forte e agradável aroma e sabor de milhares de flores juntas que, em forma de fina chuva, brota da palma da mão de Bhagavan Baba, para ser entregue ao devoto que Sua vontade escolheu por motivos que tão só Ele conhece. Este é um momento de grande silêncio e expectativa para as centenas de devotos que se encontram diante de Sua presença (Darshan), coroado por uma expressão de admiração feita em uníssono, que se ouve quando o fato se concretiza.Prontamente, aparecem imaculados lenços brancos querendo ser tocados por tão divina mão, para resgatar as últimas partículas dessa cinza trazida de sabe-se lá que lugar do Universo, e que todos apreciamos tanto…Bhagavan Baba materializa Vibhuti com Seu simples querer, Ele não tem desejos, tudo o que há de ser, será, tudo é sua Divina Vontade (Sankalpa).

Bhagavan Baba se refere ao milagre de criar Vibhuti na palma de Sua mão como: “Meu cartão de apresentação”. Ele diz:

…”Não lhes é possível aprender o significado pleno do Avatar ou resistir a Seu esplendor total sem um período de preparação, e por isto é que lhes revelo só pequenas quantidades de glória, como a criação de cinzas…”

…”Não está em minha natureza pregar atrativos para conseguir que as pessoas venham a Mim. Eu derramo alegria sem nenhum propósito em particular e é devido a isto que me deleito nos milagres…”
O que significa materializar? Materializar é concretizar um pensamento no plano físico. Materializar é realizar, efetuar alguma coisa: considerar material uma coisa que não o é. É dar efetividade e concretude a um projeto, uma idéia, uma proposição.

Um desejo sempre começa com uma idéia, um pensamento ou a imaginação do objeto de desejo. Diz-se que cada idéia tem uma tendência inerente de se manifestar em forma física; o que cada um pensa possui certa tendência a se concretizar em um fato. O tempo e o esforço em realiza-la dependem da pessoa e do meio, podendo concretizar ou não.

De forma similar, o pensamento de Baba se concretiza em uma materialização apenas por Ele deseja-la; sua vontade se concretiza em forma instantânea, sem nenhum limite em quanto à manifestação dos objetos, isto é, a característica, quantidade, qualidade, tamanho, lugar ou qualquer dos atributos que possa possuir uma substância animada ou inerte, orgânica ou inorgânica. Ele só tem que pensar e girar Sua mão. E mais nada…não é indispensável que a cinza ou outro objeto seja criado desta maneira. Quando o decide, mesmo sem girar Sua mão, o Vibhuti flui como manancial de graça no lugar e no momento em que Sua vontade (Sankalpa) o ordene.

O Vibhuti ou cinza sagrada é uma das manifestações de sua vontade e poder.

O ato de materialização de Vibhuti é algo que Ele realiza de maneira tão casual e tão informal, tão graciosa, serena e naturalmente, diante do olhar suplicante e agradecido da pessoa que há de recebe-lo, que costuma perder-se de vista o significado desta benção. Milhares de devotos e não – devotos, visitantes do Ashram, têm sido testemunhas deste milagre da cinza sagrada que Baba realiza.”