SATYA

SATYA

Data: 26 de janeiro de 2020

“SATYA – esta palavra significa “veracidade” ou “verdade”. Na ética da Yoga, ela significa “ser veraz”. O que nos estimula a continuar mentindo é o sucesso temporário das mentiras que contamos. Você conta uma mentira, os outros acreditam e você se sente um pequeno sucesso. Daí, sente vontade de mentir outras vezes mais.

Devemos sempre honrar a nossa própria palavra, tanto a que temos para os outros como a que temos para nós mesmos. É necessário ter coerência e consistência interior. Nada que se relacione ao orgulho e à teimosia, mas à integridade. Na medida em que mentimos, uma fraqueza e uma inconsistência começa a aumentar em nossas mentes, nos levando à insegurança e ao medo.

Dizer a verdade gera um certo poder. Dá segurança pessoal às pessoas que nos escutam. É algo contagiante. Com o tempo, na medida em que falamos sempre a verdade, o poder ao qual nos referimos começa a tomar forma. O que dizemos começa a acontecer.

Não se deve falar a verdade com veemência ou violência. A verdade deve sempre ser dita com suavidade. O poder da linguagem pode ser observado também quando as fofocas proliferam. Mantenha sempre atenção em relação às pessoas que falam mal dos outros para você. Certamente, elas também falarão mal de você para os outros.

Que a sua palavra seja sempre comedida, humilde sem humilhação. Não se esforce para aparentar ser brilhante. Seja você mesmo, seja espontâneo e brilhe com sua própria luz, com a verdade nas suas palavras.”

(Acharya Kalyama)

 

“Não podemos impor aos outros a nossa verdade.

A verdade precisa ser temperada com a amabilidade social”

(B.K.S.Iyengar)

Abraços de coração para coração

Angela Campelo

Categorias: