Hatha Yoga – Caio Miranda

Hatha Yoga – Caio Miranda

Data: 17 de junho de 2020

HATHA-YOGA

Hatha Yoga é uma das partes do método yogui de auto realização. Trata do corpo físico, conferindo-lhe saúde perfeita, higidez, harmonia, flexibilidade, equilíbrio e beleza, com o objetivo de torna-lo apto a desempenhar sua nobre missão de templo do espírito ou morada do Ser Verdadeiro.
O yoguim autêntico jamais confunde o corpo com o homem e por isso se torna despido de toda e qualquer forma de vaidade. Seu vestuário é simples, seu rosto é limpo e sua alma é nobre. Amante da verdade, da beleza e dos valores reais da vida, sabe que o corpo é um mero invólucro perecível e corruptível do Ser Real. Um homem no sentido real da palavra, jamais deseja atrair atenção sobre si nem parecer diferente dos seus semelhantes. Ao contrário, cultivando a humildade e dignidade com todas as forças do espírito, esforça-se por passar despercebido entre a multidão, agindo mais pelo silencioso exemplo do que pela palavra, sempre derramando Amor e compreensão sobre o mundo.

O ser humano é um conjunto de realidades, unidas e reciprocamente atuantes. Dessas realidades, a mais evidente é o corpo físico. Por ele deve, portanto começar todo e qualquer método de harmonização e reeducação, com mais forte razão o YOGA, que é uma técnica de aperfeiçoamento integral. Auto-Realização significa “encontrar-se a si mesmo”, reconciliar-se com o próprio destino, conhecer a natureza real e o destino do SER, e essa constitui a meta única do yoguim.

Quando tal objetivo é alcançado, o homem se transforma por completo. Não mais perde tempo com conversas inúteis, encerra definitivamente as disputas e discussões, passa a amar realmente os semelhantes, torna-se amigo da verdade e compreende que somos todos elos de uma imensa cadeia que se chama humanidade. Nessas condições, é incapaz de ferir seus irmãos porque sente que, fazendo-o estará ferindo a si mesmo. Todavia sobrelevando todas essas circunstâncias, o auto-realizado sente que é necessário iniciar imediatamente o trabalho com todas as energias da alma, para colaborar na libertação da humanidade. Só assim fará de sua vida algo útil. Já que o Ser individual constitui mera ilusão, que se desfaz em cada uma de nossas existências. Entretanto, ultrapassando a zona da individuação, o ser conquista um estado sublime de consciência, que o faz sentir-se em todas as coisas, co-participando assim do Grande Espírito Uno do Universo. Passa a ser um dos construtores do destino humano, integrado na Lei Divina e desfrutando as culminâncias indescritíveis da Consciência Cósmica. Tal estado de permanente felicidade não poderá jamais ser descrito com palavras. Só aquele que o sente está capacitado a compreendê-lo.

Todos os Seres humanos atingirão essa situação, ao fim da evolução do mundo. Todavia, é possível conquista-la desde agora. O caminho para isso é o YOGA. Áspero a princípio, vai aos poucos se tornando ameno e encantador, à proporção que os obstáculos forem sendo vencidos, até transformar-se em manancial de delícias sem fim..
Embora longa, a jornada começa pela harmonização do corpo físico. A HATHA-YOGA é a parte que trata desse objetivo inicial. (Texto do livro “Hatha, o abc do yoga” de Caio Miranda

Categorias: